A Grande Aposta

Foi você deve ter ouvido sobre a crise imobiliária nos EUA, que eclodiu em 2008, e, provavelmente, foi afetado por ela. Seja você um expert no mercado financeiro ou alguém que não estava muito atento aos noticiários, A Grande Aposta (The Big Short, EUA, 2015) funciona como um registro histórico e uma aula divertida e descolada de economia.

Indicado em 5 categorias do Oscar 2016, o longa traz Steve Carell (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo), Christian Bale (Batman: O Cavaleiro das Trevas), Ryan Gosling (Caça aos Gângsteres), Brad Pitt (Corações de Ferro) e Marisa Tomei (O Lutador) no elenco, todos em atuações excepcionais. Menos experientes, Finn Wittrock (Invencível) e John Magaro (Carol) não deixam a desejar diante dos medalhões.

A Grande Aposta Christian Bale
A atuação de Christian Bale lhe valeu o troféu de Melhor Ator em Comédia no Critic’s Choice Awards 2016.

Baseada no livro A Jogada do Século (“The Big Short: Inside the Doomsday Machine”, um best seller de Michael Lewis) – e em fatos reais –, a obra acompanha o dia a dia de um grupo de “pequenos investidores e esquisitões” que vislumbrou os indicadores do colapso e apostou suas fichas contra o sistema de crédito americano. Desta maneira, junto aos personagens, o público pode visitar os Estados Unidos antes e durante o período crítico, observando que a falta de critério de instituições financeiras na concessão de empréstimos culminou numa onda de inadimplência e, consequentemente, no estouro da bolha imobiliária.

Apesar de abordar um tema complexo (que ainda gera debate entre especialistas), A Grande Aposta conta com a experiência do diretor Adam McKay (O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy) em comédias para se manter envolvente, uma vez que o humor está presente na construção da narrativa e dos personagens. Numa estratégia inusitada, o cineasta recorre a celebridades como Margot Robbie (Esquadrão Suicida) – em uma banheira –, Selena Gomez e o chef Anthony Bourdain para apresentar o conteúdo mais “didático”.

Pelo tom irreverente e a quebra da quarta parede (os personagens falam com o espectador), o longa pode ser comparado a O Lobo de Wall Street, porém, A Grande Aposta possui autenticidade e merece os prêmios que receber.

A Grande Aposta entrou em cartaz na última quinta-feira (14/01).

Next Post

Chloë Grace Moretz apresenta A 5ª Onda

Prestes a completar 19 anos, Chloë Grace Moretz (a Hit-Girl, de Kick-Ass: Quebrando Tudo) já acumula experiência em filmes de ação, aventura, drama, comédia, terror e animações, assim como em séries de TV. Agora, a jovem assume o desafio de estrelar A 5ª Onda, baseado no best-seller de Rick Yancey, e […]