A Heineken, uma das marcas de cerveja mais conhecidas e amadas em todo o mundo, está comemorando seu 150º aniversário de uma maneira única. Durante a final da Liga dos Campeões da UEFA, a empresa realizou uma ação inédita para destacar as variações de nomes associadas à marca ao longo dos anos, além de enfatizar a importância dos bons momentos.
Brinde à “Haignen”
Na transmissão ao vivo da partida, o narrador André Henning e os comentaristas da TNT Sports, Alex e Vitor Sérgio, propositalmente pronunciaram o nome “Heineken” de maneiras diferentes, incluindo algumas das versões erradas que os consumidores usam informalmente. Essa iniciativa gerou grande repercussão nas redes sociais, amplificando a mensagem da marca.
Essa campanha marca o início das celebrações do aniversário da Heineken e destaca as várias formas pelas quais a marca foi apelidada, escrita incorretamente ou até mesmo servida de maneiras diferentes ao longo dos anos. O objetivo é transmitir que, no final das contas, o que realmente importa são os bons momentos e as conexões genuínas que surgem ao desfrutar de uma Heineken.
Bons momentos
Segundo uma pesquisa realizada em parceria com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Universidade de Londres, conhecida como Good Times Index, 87% dos consumidores da Heineken consideram a socialização uma parte essencial para se divertir. Além disso, 82% acreditam que estar com os amigos é mais importante do que a noite ter saído como planejado. Surpreendentemente, 75% dos entrevistados afirmaram que as pessoas com as quais assistem a um jogo são mais importantes do que a vitória do time.
A pesquisa também revelou que 78% das pessoas consideram importante se dar bem com os outros, mesmo quando têm opiniões divergentes. Esse sentimento foi particularmente forte no Brasil, com 84% dos entrevistados, e no Reino Unido, com 81%.
Campanha de aniversário
Para materializar esse compromisso e promover esses bons momentos, a campanha leva os consumidores a uma jornada ao redor do mundo, abraçando as diversas maneiras pelas quais as pessoas se reúnem e desfrutam de ocasiões sociais e memórias com a Heineken.
A marca desenvolveu um vídeo descontraído que celebra os bons momentos proporcionados pela cerveja, mesmo que os consumidores não a pronunciem ou apreciem da maneira “correta”. O logotipo da Heineken foi substituído por diferentes grafias alternativas que foram encontradas ao longo dos anos. Essas variações serão exibidas nas redes sociais, no site da empresa e até mesmo em novos caminhões elétricos.
Eduardo Picarelli, diretor da unidade de Negócios da Heineken no Brasil, afirma que a campanha tem como objetivo oferecer bons momentos aos consumidores, independentemente de como eles pronunciam, apreciam ou escrevem a marca e o produto.