Black Myth: Wukong vende 10 milhões de cópias

Black Myth: Wukong 10 milhões
Foto: Game Science/Hero Games

A desenvolvedora Game Science anunciou nesta sexta-feira (23) que Black Myth: Wukong alcançou a marca de 10 milhões de cópias vendidas. Esse marco foi atingido em apenas três dias após seu lançamento, seguido por recordes de jogadores na Steam e grande sucesso na China.

Black Myth: Wukong é um RPG de ação anunciado em 2020, que estreou nesta terça-feira (20) no PC e PlayStation 5. Baseado no romance chinês Jornada ao Oeste, o jogo chamou atenção por sua jogabilidade e gráficos avançados.

Segundo a desenvolvedora, além do expressivo número de cópias vendidas, o game conseguiu um pico de 3 milhões de jogadores em simultâneo em todas as plataformas.

Conforme aponta o relatório da Niko Partners, publicado pelo diretor de pesquisa e insights, Daniel Ahmad, o jogo se tornou lucrativo já no lançamento. Além disso, Black Myth arrecadou US$ 450 milhões em receita bruta nesses três primeiros dias.

O título também foi um sucesso na Steam, tornando-se o single-player com o maior pico de jogadores simultâneos na plataforma da Valve. Já entre todos os jogos, incluindo online, ele figura em segundo lugar, atrás apenas de PUBG, que registrou 3,2 milhões de players em janeiro de 2018. Os dados partem do site SteamDB.

Sucesso na China

Black Myth: Wukong também está fazendo muito barulho em seu mercado local na China, predominado por jogos mobile e free-to-play. O sucesso do jogo começou já com o trailer de estreia, como apontado por Ahmad. De acordo com o relatório, o primeiro trailer do título da Game Science alcançou 55 milhões de visualizações na plataforma de vídeos chinesa BiliBili.

Desde então a empresa vem fazendo um trabalho firme no marketing e com parcerias em território chinês, apoiada pelas grandes empresas de games chinesas: a Hero Games e a Tencent. Entre as colaborações feitas pelo estúdio estão parcerias com a fabricante de hardware, Lenovo, e até com uma marca de cafeteria, a Luckin Coffee. Black Myth também deu as caras em canais de notícias nacionais e internacionais, como a Bloomberg.

Foto: Game Science/Luckin Coffee

Sua presença nas mídias sociais chinesas foi bem importante, conforme Ahmad, registrando 1,7 bilhão de visualizações na plataforma Weibo. O mesmo vale para sites de streaming locais, como aponta o relatório China Games & Streaming Tracker, da própria Niko Partners. As plataformas Huya, DouYu e Bilibili registraram 29 milhões de espectadores ao vivo no lançamento do RPG.

O resultado representa um recorde para um jogo single-player transmitido ao vivo em plataformas chinesas, ultrapassando os números de Cyberpunk 2077 em 2020. Jogos online como League of Legends, Honor of Kings e Valorant, também foram superados pelo lançamento da Game Science.

Ainda conforme o diretor, o “forte desempenho de Black Myth: Wukong na China é principalmente atribuível ao acesso contínuo à versão internacional da Steam, que pode ser acessada sem VPN“.

Black Myth alavanca vendas do PlayStation 5

A Sony também se deu bem com o lançamento de Black Myth: Wukong. O e-commerce chinês Jingdong (JD), autointitulado como a principal plataforma de compras online em produtos eletrônicos da China, relatou que mais de 1,1 milhão de jogadores tentaram reservar cópias físicas limitadas do jogo.

No lançamento, o site Nikkei Asia, informou que varejistas da China aumentaram exponencialmente as vendas de PS5 no país. Algumas dessas empresas registraram aumento de 100% nas vendas de consoles da Sony na semana anterior à estreia de Black Myth: Wukong. Enquanto isso, outros comerciantes disseram ficar sem estoques do hardware

A Niko Partners também cobriu as vendas do console no mercado chinês, afirmando que o PlayStation 5 está vendendo duas vezes mais que o seu antecessor na China. O cenário solidifica o hardware como uma plataforma bem estabelecida no país, ao lado do Nintendo Switch.

Black Myth: Wukong

Todo esse sucesso em meio aos jogadores chineses levantaram diversos pontos. O primeiro deles é sobre o aumento da competitividade de jogos AAA do país ante a blockbusters dos mercados de games dominantes (América do Norte, Europa e Japão). Já outro fator importante é a mudança nos padrões de consumo dos players da China, principalmente com relação à adoção de jogos premium de consoles e PC.

Por fim, o sucesso de Black Myth: Wukong se soma a outros expoentes do mercado de games na China nos últimos anos. Exemplos disso são jogos como Genshin Impact e a ascensão de estúdios como a NetEase e a Tencent, que têm impulsionado o crescimento do setor no país.

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