10 curiosidades sobre Os Fantasmas Se Divertem

Boletim Nerd
10 curiosidades sobre Os Fantasmas Se Divertem (1988)

Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice), dirigido por Tim Burton e lançado em 1988, é um dos filmes de comédia de terror mais icônicos de todos os tempos. Com um humor negro característico, efeitos especiais criativos e performances memoráveis, o filme conquistou uma legião de fãs ao longo das décadas. Aqui estão 10 curiosidades fascinantes sobre o filme que você talvez não conheça:

1. Beetlejuice poderia ter sido muito mais sombrio

O roteiro original de “Os Fantasmas Se Divertem” era muito mais sombrio e assustador. No primeiro esboço, o personagem Beetlejuice era um demônio alado que assumia a forma de um humano de pele marrom. Além disso, o plano original incluía cenas muito mais violentas, como o personagem tentando matar os Deetz, ao invés de apenas assustá-los.

2. Outros atores considerados para o papel de Beetlejuice

Embora seja difícil imaginar alguém além de Michael Keaton no papel de Beetlejuice, outros atores foram considerados antes dele, incluindo Sammy Davis Jr. e Dudley Moore. Tim Burton, no entanto, insistiu em Keaton, que acabou criando uma das performances mais icônicas de sua carreira.

3. Michael Keaton criou grande parte do personagem

Keaton teve um papel significativo na criação do visual e do comportamento de Beetlejuice. Ele desenvolveu a voz rouca do personagem, sua energia caótica, e até mesmo o penteado bagunçado. A equipe de figurino e maquiagem ajudou a completar o visual com suas roupas icônicas e o efeito dos dentes podres.

4. Papel que definiu a carreira de Winona Ryder

Winona Ryder, que interpretou Lydia Deetz, era relativamente desconhecida antes de Os Fantasmas Se Divertem. O filme a lançou ao estrelato e abriu portas para outros papéis icônicos em produções como Heathers, Edward Mãos de Tesoura e Garota, Interrompida.

5. O Filme Quase Se Chamou “House Ghosts”

O título original do filme era “House Ghosts“. Tim Burton, brincando, sugeriu “Scared Sheetless” como alternativa, mas ficou surpreso quando os executivos do estúdio levaram a sugestão a sério. Felizmente, o título “Beetlejuice” (Os Fantasmas Se Divertem no Brasil) foi escolhido.

6. Ganhador de Oscar

Os Fantasmas Se Divertem ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem em 1989. Os efeitos práticos e a maquiagem de transformação foram revolucionários na época, ajudando a criar um visual que é lembrado até hoje.

7. O Filme gerou uma série de animação e outros produtos derivados

Devido ao enorme sucesso do filme, uma série de animação de Beetlejuice foi produzida e exibida de 1989 a 1991. O show focava mais nas aventuras de Lydia e Beetlejuice no Netherworld, com um tom mais leve do que o filme original. Além disso, o título inspirou um musical da Broadway que estreou em 2018.

8. A cena da dança com “Day-O” foi improvisada

Uma das cenas mais memoráveis do filme é a dança ao som de “Day-O (The Banana Boat Song)” de Harry Belafonte durante um jantar. O elenco não estava ciente da coreografia exata e foi encorajado a improvisar seus movimentos, o que resultou em uma das cenas mais icônicas e engraçadas do filme.

9. Estilo visual clássico de Tim Burton

Os Fantasmas Se Divertem é um exemplo clássico do estilo visual de Tim Burton. Desde a arquitetura peculiar da casa até o mundo excêntrico dos mortos, o filme está repleto de elementos visuais que se tornariam a assinatura de Burton em longas futuros como Edward Mãos de Tesoura, A Noiva Cadáver e O Estranho Mundo de Jack.

10. A sequência planejada que nunca aconteceu

Uma sequência intitulada Beetlejuice Goes Hawaiian chegou a ser desenvolvida nos anos 90, com o enredo de Beetlejuice causando caos em uma ilha havaiana. No entanto, devido a conflitos de agenda e falta de interesse do estúdio, o projeto nunca saiu do papel.

Porém, agora, a história retorna às telonas com a continuação Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, que estreia nesta quinta-feira (5).

Next Post

Only Murders in the Building volta em sua melhor forma

O podcast criminal favorito dos amantes de séries está de volta no Disney+! Depois de um concerto de fagote, um podcast concorrente e uma peça da Broadway, desta vez Only Murders in the Building leva o espectador para os cinemas – ou quase isso. Era uma vez no Oeste A […]