Ubisoft confirma presença na BGS em meio à crise

Ubisoft confirma presença na BGS
Foto: Ubisoft

A Brasil Game Show (BGS) confirmou a presença de mais uma editora no maior evento do setor da América Latina. A Ubisoft se junta a SEGA, CD Project Red e outras gigantes da indústria dos games na BGS, mesmo a criadora de Assassin’s Creed passando por um momento delicado.

Esta será a 11ª participação da Ubisoft no evento, que até a produção desta matéria, não revelou quais os jogos serão apresentados ao público. A empresa cancelou sua participação na Tokyo Game Show (TGS), que ocorreu nas últimas semanas. A ausência seguiu problemas internos, como o adiamento de Assassin’s Creed Shadows e o baixo desempenho de Star Wars Outlaws, lançado no fim de agosto.

Ubisoft com problemas

Como dito anteriormente, a Ubisoft vem passando por diversos problemas nos últimos meses, incluindo a baixa retenção de jogadores no FPS free-to-play xDefiant, que pode colocar o conteúdo pós-lançamento do jogo em xeque.

Outro game da empresa passando por maus bocados é Star Wars Outlaws, último grande lançamento da Ubi. Embora tenha recebido uma recepção crítica ligeiramente positiva, o jogo sofreu um impacto financeiro significativo. Houve uma queda de mais de 10% no valor das ações da companhia em apenas dois dias do lançamento do game licenciado, que seguiram caindo nas semanas seguintes.

Star Wars Outlaws
Foto: Ubisoft

O analista da instituição financeira JP Morgan, Daniel Kerven, contou à Reuters que Outlaws teve dificuldades para atingir as expectativas de vendas da instituição. Segundo Kerven, a estimativa de vendas da JP Morgan para o game foi reduzida em 2 milhões de unidades para 5,5 milhões até março de 2025, quando se encerra o ano fiscal da Ubisoft.

Vale lembrar que Star Wars Outlaws alcançou a marca de 1 milhão de unidades vendidas em seu primeiro mês, restando apenas 6 meses para atingir a meta prevista pelo analista. Após o resultado financeiro inicial do jogo, a Ubisoft também afirmou que as vendas estão um pouco abaixo do esperado pela empresa francesa.

Outro golpe duro para a companhia foi o adiamento de Assassin’s Creed Shadows, marcado inicialmente para sair em novembro deste ano. Em nota publicada nas redes sociais, a Ubisoft afirmou que “os desenvolvedores precisam de mais tempo para polir e refinar a experiência”.

Um relatório do site Insider Gaming indicou que o atraso ocorreu devido ao “aprendizado com o lançamento de Star Wars Outlaws”. Ainda conforme o veículo, os desenvolvedores pressionaram a empresa por mais tempo para desenvolver Assassin’s Creed Shadows. Agora, o jogo deverá chegar em 14 de fevereiro de 2025.

Empresa à venda

Por fim, toda essa situação levou a gigante francesa a considerar uma compra pela Tencent, que já possui 10% em ações da Ubi.

De acordo com um relatório da Bloomberg publicado na última sexta (4), os fundadores da Ubisoft, a família Guillemot, estão conversando com consultores para encontrar soluções que estabilize a situação da empresa.

Por fim, entre as opções na mesa, além da aquisição pela Tencent, está tornar a empresa privada. As negociações estariam nos estágios iniciais, segundo relatório. Com os rumores, a companhia viu um aumento de quase 30% nos preços das ações.

Fontes: Insider Gaming, Bloomberg, Reuters, VGC

Next Post

Sequência de Alien: Isolation é anunciada após 10 anos

O game survival horror baseado na franquia dos cinemas Alien vai ganhar uma sequência. O diretor criativo da Creative Assembly, Al Hope, anunciou que uma nova entrada de Alien: Isolation está nas fases iniciais de desenvolvimento. A revelação foi feita nas redes sociais da desenvolvedora, em uma publicação agradecendo aos […]
Alien: Isolation