Balrogs: conheça os demônios de fogo e sombras

Boletim Nerd
Balrogs: conheça os demônios de fogo e sombras
Foto: Prime Video

Os Balrogs são algumas das criaturas mais temidas do universo de O Senhor dos Anéis, criadas por J.R.R. Tolkien. Conhecidos também como Valaraukar em Quenya, a língua élfica, eles eram espíritos poderosos corrompidos por Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro. Originalmente, os Balrogs eram Maiar, seres espirituais da mesma ordem que Gandalf e Sauron, mas foram seduzidos pelo poder de Morgoth, tornando-se temíveis demônios de fogo e sombra.

Origem e história

Os Balrogs surgiram antes mesmo da criação de Arda (o mundo onde se passam as histórias da Terra-média). Eles foram inicialmente servos de Melkor (mais tarde conhecido como Morgoth) durante a época em que ele habitava a fortaleza de Utumno, no início dos tempos. Após a queda de Utumno, os Balrogs se refugiaram em Angband, outro refúgio sombrio de Morgoth.

Durante a Primeira Era, os Balrogs participaram de batalhas decisivas ao lado de Morgoth contra os Elfos e os Homens. Um dos eventos mais notáveis foi a morte de Fëanor, o criador das Silmarils, que caiu em combate contra Gothmog, o senhor dos Balrogs. Eles também desempenharam papéis importantes na queda da cidade élfica de Gondolin, onde Gothmog foi morto por Ecthelion.

Durin’s Bane: o terror de Moria

O Balrog mais famoso, no entanto, é Durin’s Bane, o responsável pela destruição do reino dos Anões em Khazad-dûm (Moria). Ele foi despertado no final da Terceira Era pelos Anões que mineravam em busca de mithril. Durin’s Bane permaneceu nas profundezas de Moria por muitos anos, até o encontro fatídico com a Sociedade do Anel, em A Sociedade do Anel. Durante a travessia por Moria, Gandalf enfrentou o Balrog na Ponte de Khazad-dûm, em uma batalha épica que culminou na queda de ambos nas profundezas, levando à morte temporária de Gandalf.

Aparência e poderes

Descritos como criaturas envoltas em sombras e fogo, os Balrogs possuem uma forma humanoide, mas gigantesca e assustadora. Eles são geralmente representados com chamas, chicotes de fogo e uma aura de terror que precede sua chegada. A questão sobre se os Balrogs têm ou não asas permanece um debate entre os fãs de Tolkien, já que suas descrições são ambíguas.

Em batalha, os Balrogs são rápidos, ágeis e extremamente poderosos, sendo capazes de devastar cidades e enfrentar alguns dos maiores heróis da Terra-média.

Medo que nunca passa

Mesmo após a derrota de Morgoth no final da Primeira Era, alguns Balrogs sobreviveram, escondendo-se nas profundezas da terra. Embora raramente vistos nas Eras seguintes, sua lenda perdura como símbolos do terror que uma vez dominou a Terra-média.

Next Post

Vazam fotos de Nicolas Cage em Homem-Aranha Noir

Nicolas Cage foi flagrado nas primeiras imagens do set de Homem-Aranha Noir, série que será lançada pela MGM+ e Prime Video. Nas fotos, o ator de 60 anos aparece interpretando um detetive privado em dificuldades, em meio a uma cena de ação em que parece ser derrubado por algo misterioso. […]
Vazam imagens de Nicolas Cage em Homem-Aranha Noir