O cantor Bruno Mars entra na reta final de sua turnê pelo Brasil, com um total de 14 shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília. Só na capital paulista foram 6 apresentações que movimentaram cerca de R$ 102,7 milhões na economia da cidade, de acordo com informações da São Paulo Turismo.
Com média de 70 mil pessoas por apresentação, quem também lucrou com a passagem do norte-americano pela cidade foi o time do São Paulo. O “aluguel” do MorumBIS pago pela Live Nation, maior produtora musical do mundo, foi de cerca de R$ 18 milhões. A informação foi confirmada pelo presidente do clube, Julio Casares.
Mais brasileiro que muita gente
Há quase 1 mês no Brasil, Bruninho, como foi carinhosamente apelidado pelos brasileiros, está a um passo de ter seu próprio CPF (e uma carteirinha do SUS kk). O deputado Reginaldo Veras (PV-DF) do Distrito Federal apresentou uma proposta para conceder o título de Cidadão Honorário do Brasil ao cantor porque segundo ele a admiração que o artista tem pelos brasileiros é indiscutível e merece ser reconhecida.
Com a turnê Bruno Mars – Live in Brazil, essa é a quarta vez que o cantor se apresenta por aqui. Em setembro de 2023 o artista foi headliner de dois dias do The Town, festival dos mesmos idealizadores do Rock in Rio. Depois das apresentações um vídeo postado nas redes sociais do cantor andando pelas ruas de São Paulo ao som de um remix de funk com frases como “Bruninho come to Brazil”, rapidamente o post viralizou e acabou se tornando notícia em diversos portais e programas de televisão.
Zelar pelo carinho dos fãs brasileiros é garantia de interação, bons números e sucesso, pontos que Bruno Mars e sua equipe sabem bem. Um estudo do grupo internacional de comunicação S4 Capital divulgado recentemente mostrou que os fãs brasileiros gastam em média R$ 200 por mês com ídolos e marcas. De acordo com o IBGE, esse valor é 5 vezes maior ao gasto médio mensal da população com o setor de cultura, estimado em R$ 40. A pesquisa mostrou também que 38% dos brasileiros se consideram fã de algum artista ou banda.
As irmãs Heloísa e Fernanda Alves, do litoral paulista, contam que sempre gostaram muito das músicas de Bruno Mars, mas que foram “arrebatadas” pela vibe do artista depois da apresentação no The Town no ano passado. A Fernanda esteve no show do dia 08/10, data do aniversário do cantor e conta que a energia do lugar era surreal. “Fui novamente no show do dia 13/10 e digo facilmente que se eu tivesse condições iria em todos”.
“Dá pra perceber o quanto o Bruno e a banda tentaram se conectar com os fãs brasileiros […] é muito legal ver essa troca. A experiência [do show] é sempre incrível, se ele viesse mais 5 vezes que com a mesma tour eu iria às 5 vezes”, diz Heloísa rindo.
Usando a paixão do público brasileiro a seu favor, o cantor surpreendeu os fãs e convidou artistas como Thiaguinho e a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó para subir ao palco e entreter o público durante algumas pausas para trocar de figurino. No show do dia 5 de outubro em São Paulo, por exemplo, a “pausa” teve um dos membros da banda tocando o instrumental da música “Cheia de Manias” do grupo Raça Negra. Confesso que ouvir um estádio inteiro cantando “Didididiê” a capela não estava nos planos no dia, mas foi bem divertido.
Outro destaque de interações com artistas brasileiros ficou por conta da linda e emocionante homenagem feita à Marília Mendonça durante o primeiro show em Brasília. Vídeos da cantora em diversos momentos apareceram nos telões do estádio no estádio Mané Garrincha, enquanto o tecladista tocava “Infiel” uma das músicas mais famosas da artista que faleceu em 2021.
Bruninho faz sucesso, mas não se arrisca
Mesmo com as inúmeras e ótimas interações com o público, a turnê de Bruno Mars não é novidade em alguns aspectos. O formato da apresentação e o setlist praticamente não sofreram alterações quando comparado ao show da 24K Magic World Tour na capital paulista em Novembro de 2017.
Sem lançar nenhum projeto solo desde 2016, o cantor aproveita para colher os frutos de parcerias bem sucedidas. Em 2021, Bruno se juntou ao rapper Anderson .Paak no duo Silk Sonic que surgiu durante a pandemia, misturando ritmos como R&B, funk e soul music. No mesmo ano a dupla lançou o álbum “An Evening Night With Silk Sonic” e em 2022 o primeiro single “Leave The Door Open” ganhou as categorias Música do Ano e Gravação da 64ª edição do Grammy.
Em agosto, Lady Gaga anunciou uma parceria com Bruno Mars na música “Die With A Smile”, canção que serviu como um “esquenta” para a divulgação do filme Coringa: Delírio a Dois e, provavelmente, deve fazer parte do sétimo álbum da cantora. Pouco mais de dois meses após o lançamento, a música segue no top 10 da Billboard Hot 100, lista que músicas mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos.
E já que o assunto é o top da Billboard Hot 100, na última semana de outubro, Mars emplacou duas músicas na parada de sucesso. Outra parceria de sucesso do cantor, a música “APT” da sul-coreana ROSÉ, integrante do grupo K-pop BLACKPINK, estreou em oitavo lugar no ranking.
A conquista tem um sabor diferente para os dois artistas. ROSÉ se tornou a primeira artista feminina do gênero K-pop a estrear nas primeiras dez posições da lista. Para Bruno Mars, o sucesso representa a marca de 20 hits no Top 10 da Hot 100 durante toda sua carreira.
E aquilo que poderia ser novidade, não foi bem aproveitado. Durante a apresentação muitas das parcerias de sucesso que poderiam ter trazido um frescor para um setlist consolidado e cheio de hits, foram espremidas para caber dentro de um medley, momento do show em que o artista canta trechos de diversas músicas em uma apresentação só.
Outro ponto a se observar é a distribuição do palco e telões, itens essenciais para que o público tenha uma boa experiência nos shows e que, especificamente nesta turnê, não foram bem utilizados.
Acostumada a ir em diversos shows de artistas internacionais, essa foi a primeira vez que Nayalle Maurício viu Bruno Mars ao vivo. Mesmo sendo torcedora do São Paulo, ela avalia que a escolha do estádio foi um ponto negativo por ainda existir uma certa dificuldade de acesso ao local.
Nayalle diz também que, por ser um lugar muito aberto, o som e a visão de quem estava um pouco mais longe acabou ficando prejudicada, diferente do que acontece em shows no Allianz Parque, por exemplo. “O telão era muito pequeno, eu sentei na arquibancada e talvez por conta da chuva senti um pouco de dificuldade em visualizar”.
Depois de receber turnês com grandes estruturas como a Soy Rebelde Tour, do RBD, e o show de lançamento do projeto Hurry Up Tomorrow, do The Weeknd, é difícil pensar em uma apresentação em um lugar enorme como o MorumBIS que não tenha pelo menos uma passarela e grandes telões. Um artista performático como Bruno Mars precisa de um espaço que caiba todo seu charme e que o deixe o mais próximo possível dos fãs.
Mesmo assim, o talento e potencial vocal de Bruninho são inegáveis e podem ser vistos a anos luz de distância. É impossível não se render ao carinho e dedicação do artista e sua equipe com os fãs brasileiros.