A Princípio, além de Kang, o Conquistador como a ameaça principal de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, o filme também traz outro vilão clássico dos Vingadores: trata-se do antagonista M.O.D.O.K.
Nos quadrinhos, o grande cabeção flutuante é o líder da organização de cientistas criminosos Ideias Mecânicas Avançadas, a I.M.A. Todavia, a organização até já apareceu no MCU, caso você não se lembre, a 10 anos atrás como a principal ameaça do filme Homem de Ferro 3. Porém, neste longa, M.O.D.O.K. não possui nenhuma relação com a I.M.A.
Líder da I.M.A.
Sendo assim, M.O.D.O.K. estreou nos quadrinhos em 1967, como adversário do Capitão América, e seu nome significa Organismo Mental Desenvolvido Apenas Para Matar. Antes de ser uma cabeça flutuante, o vilão era um cientista da I.M.A chamado George Tarleton. O cientista se voluntariou para experimentos que o deixaram com uma capacidade mental sobrehumana, capaz de influenciar outras mentes e de disparar rajadas psiônicas. O efeito colateral disso, entretanto, foi o atrofiamento de seu corpo.
Apesar da aparência grotesca (e até um pouco ridícula), M.O.D.O.K. é um dos principais adversários dos Vingadores, e uma ameaça para todo o universo Marvel. Graças ao seu intelecto superior, o malvado é um estrategista de primeira linha, com previsões tão precisas que beiram a clarividência. Além das Ideias Mecânicas Avançadas, M.O.D.O.K. também é um integrante do grupo terrorista A Inteligência, que tem em suas fileiras os vilões mais brilhantes da editora.
SPOILER: diferente de sua versão nos gibis, o M.O.D.O.K. do MCU tem sua história de origem ligada ao Homem-Formiga e ao Reino Quântico. Após os eventos do primeiro filme, Darren Cross (Corey Stoll) teve seu corpo deformado e foi enviado ao Reino Quântico por Scott Lang (Paul Rudd). Lá, Kang o salvou e o acolheu como seu capanga, o transformando em M.O.D.O.K.
Em outras mídias
Além de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’, M.O.D.O.K já apareceu em diversas outras mídias além das HQs. Ele é o principal antagonista do game Marvel’s Avengers, da Square Enix, lançado em 2020. E tem uma uma série própria disponível no Star+.
O vilão também aparece na série Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e em games como Marvel Ultimate Alliance e Marvel Vs Capcom.