Divertida Mente 2 faz alerta sobre perigos da ansiedade

Divertida Mente 2 faz alerta sobre perigos da ansiedade
Disney-Pixar

Vencedor do Oscar de Melhor Animação, Divertida Mente saiu em 2015 como uma análise detalhada e tocante do desenvolvimento da psique humana. E, na época, os diretores Pete Docter e Ronnie Del Carmen negaram ter projetos para uma sequência, mas o cérebro é um infinito a se explorar. Por isso, a continuação veio, e Divertida Mente 2 estreia nesta quinta-feira (20) nos cinemas brasileiros.

Abaixo, você confere o que achamos do novo filme da Disney e Pixar:

Puberdade entra em cena

Sob o comando do diretor Kelsey Mann (O Bom Dinossauro), o longa nos mostra Riley (Kensington Tallman) completando 13 anos. Agora, a mente da menina passa por mudanças, com amizades, inseguranças e o gosto por boy bands ganhando prioridade. Assim, Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Nojinho (Liza Lapira), Medo (Tony Hale) e Raiva (Lewis Black) acabam lidando com isso de uma forma intensa, porque a puberdade chega como uma bola de demolição.

Essa nova fase da vida de Riley vem acompanhada de novas emoções, que são: Ansiedade (Maya Hawke), Inveja (Ayo Edebiri), Tédio (Paul Walter Hauser) e Vergonha (Adèle Exarchopoulos). Com a introdução dos novatos, é claro que o comando do painel de controle de sentimentos da garota fica mais concorrido. E, para desespero de Riley, a Ansiedade leva a melhor nessa disputa…

Conversa necessária para todos

Na história escrita por Mann e Meg LeFauve (Capitã Marvel), a Ansiedade assume o papel de antagonista, mesmo sem apresentar traços de maldade. A emoção surge como um mecanismo para guiar Riley rumo à adolescência com sucesso, direcionando suas ações para conquistar novas amizades e a aprovação da técnica do time de hóquei do ensino médio. Contudo, ao pilhar a jovem para ser sempre a melhor e a mais popular, Ansiedade causa danos à vida de Riley.

Ao fazer isso, Divertida Mente 2 acende um alerta sobre os impactos da ansiedade e, principalmente, seus perigos em um momento de crise. Além disso, a obra se torna um retrato de como o comportamento de uma pessoa pode mudar quando esse transtorno assume o controle. E isso resulta, sem dúvida nenhuma, no momento mais tenso do longa – que deve ser mais sentido por adultos do que pelas crianças.

Veredito

Divertida Mente 2 é um dos lançamentos mais esperados pelos fãs, acumulando acertos ao falar com públicos diversos. Para os menores, a nova jornada pela psique de Riley entretém e faz rir, enquanto os mais crescidos vão se acabar em lágrimas com os dilemas da protagonista diante das suas amigas de infância. Com isso, o título da Disney e Pixar será lembrado como um dos melhores do ano quando 2024 acabar.

Para os brasileiros, esse sucesso deve ser ainda maior devido à dublagem, que tem os retornos de Mia Melo (Alegria), Otaviano Costa (Medo), Dani Calabresa (Nojinho), Leo Jaime (Raiva) e Katiuscia Conoro (Tristeza), assim como as estreias de Tatá Werneck (Ansiedade), Eli Ferreira (Tédio), Gaby Milani (Inveja) e Fernando Mendonça (Vergonha).

Atenção: fique para ver a cena pós-créditos!

Next Post

IA generativa: curta reflete sobre impactos nos jovens

A consultoria de tendências Box1824 lançou um curta-metragem documental intitulado Gen Gen: O Despertar da Geração Generativa. Em parceria com a Stink Films, a obra convida à reflexão sobre o impacto da inteligência artificial generativa nas novas gerações e suas consequências futuras. Dirigido pelos Youth e por Tino, o documentário […]
A consultoria de tendências Box1824 lançou um curta-metragem documental intitulado Gen Gen: O Despertar da Geração Generativa