DOOM + DOOM II: coletânea é anunciada na QuakeCon

DOOM + DOOM II
Foto: id Software/Bethesda

A coletânea DOOM + DOOM II foi lançada, inesperadamente, na última semana, aos consoles modernos, durante a QuakeCon 2024. A versão combinada dos clássicos da desenvolvedora id Software ganhou dezenas de aprimoramentos e recursos, trazendo a experiência completa dos primórdios de DOOM.

Essa coleção já está disponível no PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, e Xbox Game Pass.

DOOM + DOOM II traz os títulos notórios do começo da franquia nos anos 90. A coletânea não oferece apenas os primeiros dois jogos de DOOM, como também fangames, mods e o novo episódio de DOOM pelas mãos da Nightdive Studios (System Shock, Shadowman), Machine Games (Indiana Jones e Wolfenstein) e id Software, chamado Legacy of Rust.

Conheça todos os jogos disponíveis:

  • DOOM (1993);
  • DOOM II;
  • TNT: Evilution;
  • The Plutonia Experiment;
  • Master Levels for DOOM II;
  • Sigil;
  • Legacy of Rust;

Aprimoramentos e novos recursos

Já quanto aos recursos, entre as principais novidades da coletânea estão o deathmatch multiplataforma frenético online e co-op para até 16 jogadores.

Outros detalhes que foram adicionados e/ou aprimorados foram opções de acessibilidade, renderizadores otimizados, trilha sonora IDKFA moderna opcional por Andrew Hulshult (incluindo novas gravações de DOOM II) selecionável com as trilhas sonoras midi originais. O suporte a monitores e TVs 120 Hz em 4K dependendo da plataforma, como no Xbox Series e PlayStation 5, por exemplo, também fazem parte das melhorias.

Jogadores que já possuem as versões originais de DOOM (1993) e/ou DOOM II, em qualquer uma dos consoles ou PC em que a nova coletânea está disponível, poderão fazer a atualização gratuita para o novo jogo combinado.

Para aqueles que querem manter a experiência antiga, é possível jogar as versões anteriores, mesmo atualizando o jogo para coletânea. Contudo, não é possível utilizar salvamentos dos jogos originais nas versões aprimoradas.

Voltando ao multijogador, opções splitscreen para jogatinas locais de até 4 jogadores, e até 8 no Xbox Series X|S e PC também estão disponíveis em DOOM + DOOM II. Não será necessária conexão com a internet para jogos offline ou multijogador local, sendo apenas exigida em partidas online.

Para quem tem amigos em outras plataformas, não se preocupe. O título conta com crossplay entre todas elas, permitindo que os jogadores aproveitem o deathmatch com pacote de 25 mapas ou encare os demônios em campanhas multijogador.

Mods em DOOM + DOOM II

Os mods são elementos muito presentes na franquia, tanto quanto em Skyrim, por exemplo. A id Software não deixou isso de lado. Além do navegador de mods in-game, jogadores poderão fazer uploads das suas próprias modificações no PC.

Enfim, os criadores podem usar ferramentas como DoomTools, Ultimate Doom Builder ou SLADE para trazer suas criações à versão definitiva. Vale ressaltar que apenas “Mods em destaque” estão disponíveis no Nintendo Switch, devido às políticas da plataforma.

Seja como for, a desenvolvedora da coleção trouxe um artigo completo para jogadores que ficaram interessados em saber mais sobre a coletânea.

Next Post

Harry Potter e a Pedra Filosofal terá concerto no Brasil

Os fãs do Mundo Bruxo têm um evento imperdível em São Paulo: no dia 9 de novembro, a Vibra São Paulo será palco do espetáculo “Harry Potter e a Pedra Filosofal in Concert“. No evento, o público poderá assistir ao primeiro filme da série em uma tela gigante, enquanto a […]