Gamescom: os melhores anúncios de jogos brasileiros

Gamescom Latam: os melhores anúncios de jogos brasileiros!

A Gamescom Latam 2024 foi um momento marcante para o mundo dos videogames aqui no Brasil. O evento trouxe diversas empresas incríveis, estandes de tirar o fôlego e muitos jogos excelentes. O ponto alto do evento, que durou cinco dias, foi, com certeza, o The Enemy Direct e vamos contar mais sobre ele aqui!

The Enemy Direct na Gamescom

No maior estilo Nintendo Direct, o The Enemy protagonizou um momento bem marcante com o The Enemy Direct, um evento ao vivo que trouxe grandes novidades da indústria de jogos brasileira e alguns títulos de fora.

Apresentado pelo Rodrigo Coelho, também conhecido como Coelho no Japão, a transmissão aconteceu em 29 de junho e contou com cerca de 40 minutos de exibição. Os diversos anúncios de incríveis jogos foram acompanhados de uma multidão, seja no próprio evento ou mesmo na live do The Enemy.

Desenvolvedores, influencers, jornalistas, fãs de videogames: as pessoas presentes lotaram o palco, muitos inclusive ficaram de pé próximos a outros estandes, foi algo realmente emocionante.

Por fim, a chave desse evento com certeza foram os jogos, com foco nos brasileiros, que deram um show no quesito trailers empolgantes, ideias novas e muita qualidade. Com isso em mente, selecionamos os melhores games que acompanhamos durante a transmissão e que valem a pena sua atenção.

Os melhores jogos do The Enemy Direct

Gurei

Plataformas: PC
Desenvolvedora:
Lobo Sagaz Studio/Astrolabe Games
Gênero:
Ação/Plataforma
Lançamento: Início de 2025

O primeiro jogo que abriu o evento foi Gurei, um game de ação de plataforma feito a mão e desenvolvido pela Lobo Sagaz Studio. Nele enfrentamos diversos inimigos inspirados na mitologia japonesa em cenários em preto e branco.

Gurei oferece liberdade aos jogadores, permitindo que você enfrente os chefões na ordem que desejar, mas sem deixar o jogo fácil. Isso porque o título conta com um sistema de dificuldade dinâmica onde o poder de cada inimigo é definido pelo caminho que os jogadores fazem.


To Kill a God

Plataformas: PC, Consoles, Mobile
Desenvolvedora:
Glitch Factory/Buscando editora
Gênero: Roguelike
Lançamento: A ser anunciado

Do mesmo universo de No Place for Bravery, jogo brasileiro da mesma desenvolvedora, To Kill a God foi um enorme chamariz durante o evento. O destaque foi sua gigantesca árvore de habilidades, que aqui serve como mapa para os jogadores.

Entre as inspirações para o jogo estão a exploração de games como Slay the Spire e o complexo sistema de customização de skills de Path of Exile. Com isso, a Glitch Factory promete criação de inúmeras builds diferentes, mundo procedural com história não linear, além da combinação de habilidades.


ABYSS X ZERO

Plataformas: PC, Consoles
Desenvolvedora:
Studio Pixel Punk
Gênero: Metroidvania/Ação
Lançamento: A ser anunciado

Apesar de já revelado, ABYSS X ZERO marcou sua participação no evento com um novo trailer de gameplay comentado. O jogo se trata de um metroidvania 3D com gráficos low poly inspirados por clássicos do PlayStation 1 e Nintendo 64.

Na aventura você pode controlar duas personagens, Codename A e Codename Z, duas guerreiras lendárias e destinada a se enfrentar. Cada uma delas possui habilidades próprias que muda o estilo de jogo.


Arashi Gaiden

Plataformas: PC, Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Series, Android
Desenvolvedora: Statera Studio/Wired Dreams Studio
Gênero: Ação/Turno
Lançamento: 2025

Em Arashi Gaiden, assumimos o papel do ninja Shinji Arashi que recebe a missão de recuperar 3 relíquias orientais poderosas roubadas por uma organização criminosa. O jogo conta com um combate por ação por turno, apelidado pelos desenvolvedores como dash and sash.

O título se passa no mesmo universo do premiado Pocket Bravery, jogo do mesmo estúdio, sendo ambientado no Japão. Arashi Gaiden também contará com mais de 5 horas de diversão e desafios variados.


Mark of the Deep

Plataformas: PC e Consoles
Desenvolvedora: Mad Mimick
Gênero: Soulslike
Lançamento: 2024

Nesta aventura pirata você estará na pele de Marcus “Rookie” Ramseyque deve encontrar sua tripulação, perdida em uma ilha mística e amaldiçoada. O jogo conta com uma mistura de metroidvania e soulslike, aqui habilidades não vão servir apenas para o combate, mas também influencia na exploração, que você pode testar agora na Steam.

Mark of the Deep está sendo publicado pela própria desenvolvedora, Mad Mimick (de Dandy Ace e No Heroes Here). Outro ponto interessante aqui é que entre os dubladores que emprestarão suas vozes para personagens está Rodrigo Coelho, host do The Enemy Direct.


Diesel Legacy: The Brazen Age

Plataformas: PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch
Desenvolvedora: Maximum Entertainment
Gênero: Luta
Lançamento: Dezembro de 2024

Indo para o universo baseado no estilo Dieselpunk, em Diesel Legacy: The Brazen Age lutamos em batalhas 2v2 com personagens desenhados à mão, O jogo de luta irá contar com 10 personagens jogáveis em pistas com três linhas de batalhas diferentes.

Testamos! Tivemos a oportunidade de experimentar Diesel Legacy no estande do BIG Festival na Gamescom Latam 2024. O que mais surpreendeu no jogo foi a qualidade das animações e golpe (sério!). O game parece estar pronto para jogar pelo que nos foi mostrado. Um único detalhe que pode ser muito confuso, é o sistema das três linhas nas batalhas, que podem ser meio confusas na hora da pancadaria.


Among the Stars

Plataformas: PC, PlayStation, Xbox, Nintendo Switch
Desenvolvedora: Split Studio
Gênero: RPG/Puzzle
Lançamento: Dezembro de 2025

Produzido pela Split Studio, de Rick & Morty, Turma da Mônica e Hello Kitty & Friends, Among the Stars é um RPG e Puzzle que explora desafios enfrentados no pantanal brasileiro, abordando questões importantes como desmatamento, mineração ilegal e invasão de territórios indígenas.

O jogo é inspirado em títulos como Child Of Light, Ori and the Blind Forest, Sea Of Stars e Octopath Traveler II, trazendo uma narrativa profunda e ambientação no Brasil.


The Posthumous Investigation

Plataformas: PC e Mobile
Desenvolvedora: Mother Gaia
Gênero: Point&Click/Investigação
Lançamento: 4° trimestre de 2024

Com uma ideia bem diferente, The Posthumous Investigation nos coloca em uma aventura noir inspirada nas obras do escritor brasileiro Machado de Assis. Aqui fomos contratados por Brás Cubas para solucionar o caso de sua própria morte enquanto estamos em um loop temporal no Rio de Janeiro em 1937.

A homenagem interativa ao Machado de Assis vai exigir que os jogadores interroguem personagens, explorar as regiões da versão noir do Rio de Janeiro e coletar provas e pistas para desvendar o mistério.


Asleep – Ato 2

Plataformas: PC
Desenvolvedora: Black Hole Games/Nuuvem
Gênero: Point&Click/Terror
Lançamento: 2° semestre de 2024

Entrando em seu segundo capítulo, Asleep – Ato 2 é uma aventura de terror psicológico ao clássico estilo point-and-click 2D, ambientado no Nordeste brasileiro dos anos 90. A nova etapa dá continuidade a história de Ana Lúcia com um novo ambiente, inimigos e puzzles.

O jogo está sendo publicado pela Nuuvem, também conhecida por sua plataforma de games digital. Asleep – Ato 2 também está planejado para chegar em outras plataformas no futuro.


Mullet Madjack (Switch)

Plataformas: Nintendo Switch
Desenvolvedora: Hammer 95/Epopeia Games
Gênero: FPS/Roguelite
Lançamento: 2024

Dois jogos da Epopeia Games estavam disponível para testar na Gamescom Latam, mas nosso destaque vai para Mullet Madjack. O FPS premiado, e um dos melhores jogos do primeiro semestre, segundo o Metacritic, está chegando ao Nintendo Switch!

Com gráficos estilizados inspirados em animes dos anos 90, em Mullet Madajck é uma bomba de dopamina. Aqui você tem apenas 10 segundos para passar por cada nível, enquanto finaliza inimigos e derruba portas com estilo. Testamos o jogo no estande da Tectoy, e você pode conferir mais sobre ele e o Zeenix aqui.


MARS 2120

Plataformas: PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch
Desenvolvedora: QUByte Interactive
Gênero: Metroidvania
Lançamento: 2024

MARS 2120 é um metroidvania desenvolvido por apenas seis pessoas e que ganhou data de lançamento após um período de acesso antecipado. O jogo de ação e aventura side-scrolling 2.5D é inspirado nos clássicos Super Metroid e Castlevania: Symphony of the Night.

A QUByte Interactive promete de 8 a 10h de jogatina em um e diversas opções de acessibilidades.


Pipistrello and the Cursed Yo-yo

Plataformas: PC
Desenvolvedora: Pocket Trap/PM Studios
Gênero: Ação/Aventura
Lançamento: 2024

Seu melhor amigo em Pipistrello and the Cursed Yo-yo é o próprio ioio. O título combina ação, história leve e cômica desenvolvida em pixel art, se passando em uma movimentada cidade grande.

A aventura é de ninguém mais e ninguém menos que Pocket Trap, desenvolvedora do aclamado indie brasileiro, Dodgeball Academia.


Ending of Tau

Plataformas: PC e Nintendo Switch
Desenvolvedora: Extra Small/Sad Socket
Gênero: Roguelite/Ação
Lançamento: 2024

Outro jogo brasileiro que vai explorar as mecânicas do Roguelite é Ending of Tau, com cenários e ambientação inspirados no antigo folclore sul-americano. Os desenvolvedores prometem um combate intenso e rápido, aliado a um sistema de maldições onde ganhamos habilidades de deuses para tornar nossas runs diferente a cada jogada.

Esse aqui parece uma boa pedida para os fãs de Hades, apesar de ainda não termos testado de fato. Para quem ficar curioso, saiba que o jogo já conta com uma demonstração na Steam. Infelizmente, o jogo ainda não tem página na loja da Nintendo.


MOTORSLICE

Plataformas: PC
Desenvolvedora: Regular Studio
Gênero: Ação/Aventura
Lançamento: 2025

Fazendo parte da line-up de jogos de 2025, MOTORSLICE chega com uma ideia diferente. Com elementos de parkour e máquinas gigantes, no título você enfrenta verdadeiros veículos automotores na escala do clássico Shadow of the Colossus, apesar de ser inspirado, na verdade, em Prince of Persia e Mirror’s Edge.

Por hora, o título tem previsão para chegar apenas no PC, mas os desenvolvedores confirmaram que há um planejamento para lançar a aventura nos consoles, para consolistas de plantão.


Sky Dust

Plataformas: PC
Desenvolvedora: Orbit Studio
Gênero: Metroidvania/Ação
Lançamento: A ser anunciado

Como todo grande evento, o The Enemy Direct contou com o famoso “One More Thing“, a última surpresinha entre os anúncios. O eleito para figurar como último jogo a aparecer na telona da Gamescom Latam 2024 foi Sky Dust, ambientado em uma São Paulo cyberpunk!

O jogo se trata de um metroidvania 2.5D com lindos gráficos, combate estratégico e transição entre o mundo real e virtual. Sky Dust criou um alvoroço na plateia e é com certeza um dos games brasileiros mais aguardados!


Em resumo, o The Enemy Direct marcou positivamente a Gamescom Latam 2024, com títulos brasileiros de peso, novas gameplays, anúncios e principalmente: sendo um grande outdoor para essas empresas brasileiras.

Muitos dos jogos anunciados durante a transmissão infelizmente ainda não possuem publicadora, essencial para muitos desenvolvedores lançarem seus títulos. A indústria de games brasileira está crescendo muito, e a Gamescom e o The Enemy Direct fizeram parte deste crescimento.

Next Post

Tudo em Família: comédia romântica de dois sentidos

A história de uma mãe solteira que, ao começar a namorar, precisa enfrentar a desaprovação dos filhos não é novidade para ninguém. Aceitar um novo membro em nosso núcleo familiar, principalmente substituindo o lugar de alguém que já partiu, certamente não é algo fácil. E assim vemos em Tudo em […]
Tudo em Família: comédia romântica familiar nos dois sentidos