HOTD: 2ª temporada mantém acesa chama da guerra

HOTD: 2ª temporada mantém acesa chama da guerra
Foto: Ollie Upton/HBO

Tivemos o prazer de acompanhar mais uma temporada de House of the Dragon. Neste segundo ano da série, a história, que antecede os eventos de Game of Thrones, mais uma vez se preocupar em fundamentar a vindoura guerra entre Pretos e Verdes. Esta dedicação em encaminhar o enredo para o que promete ser o seu ápice pode ter decepcionado alguns, mas fato é que o seriado entregou muito no que se refere ao desenvolvimento de personagens e da narrativa em si.

Abaixo, confira o review completo:

Rhaenyra e os bastardos

Se na primeira temporada a sensação foi de derrota, a rainha legítima finalmente encontrou esperanças para encarar o conselho dos Verdes, que tem a gigantesca Vhagar como principal trunfo. Nos 8 episódios desta 2ª temporada, a Rhaenyra (Emma D’Arcy) procura recuperar o trono de um jeito inusitado: democratizando o direito do povo em reivindicar um dragão.

Dessa forma, é possível enxergar no reinado de Rhaenyra os estandartes da igualdade e justiça, uma vez que o lado dos Pretos declaradamente abraça a diversidade como sua força. Enquanto isso, os Verdes, vistos como antagonistas, agarram-se à pureza de seu sangue para governar. Ou seja, um duelo ideológico que pode até se estender para as redes sociais.

HOTD: Rhaenyra dá asas ao povo; Vermithor vem aí
Foto: Theo Whiteman/HBO

Neste núcleo, destaque para Addam de Casco (Clinton Liberty), Hugh (Kieran Bew) e Ulf (Tom Bennett), que ascendem como novos montadores de dragões. Se estarão à altura do desafio ou sucumbirão ao poder recém alcançado, só a terceira temporada (já confirmada) poderá dizer… ou a leitura de Fogo & Sangue, de George R. R. Martin.

Daemon e os fantasmas

Daemon Targaryen (Matt Smith), que deveria ser o braço direito de Rhaenyra e certamente teria muito a dizer sobre os bastardos, não participa de nada disso. No capítulo inicial, embora o conflito esteja claro, é Daemon quem provoca os Verdes ao conduzir uma missão que acaba no assassinato de um dos filhos bebês do rei Aegon II (Tom Glynn-Carney). A guerra fica mais acirrada a partir disso, claro.

Porém, em vez de arcar com suas ações, o irmão de Viserys Targaryen decide advogar em causa própria em sua ida para Harrenhal. O castelo mal-assombrado em Riverlands, por sua vez, se mostra a punição que Daemon vinha merecendo. A cada noite lá, o domador de Caraxes tem sua sanidade testada por visões sobre Viserys, a jovem Rhaenyra e com sua própria mãe, Alyssa Targaryen (Emeline Lambert).

Foto: Ollie Upton/HBO

O esforço para conseguir aliados e se firmar com um terceiro interessado pelo trono, bem como uma epifania bem familiar, lhe coloca em um caminho mais humilde, se isso for possível. Destaque para a bruxa Alys Rivers (Gayle Rankin), que faz tudo acontecer.

Verdes e o Trono de Ferro

Se os Verdes celebraram a tomada do trono na 1ª temporada, lidar com isso neste segundo ano foi um problema. Nos novos episódios, o reinado se divide entre Aegon II e seu irmão, Aemond (Ewan Mitchell). Com traumas do tamanho de Vhagar, Aemond põe em prática toda a crueldade que sabíamos de que ele é capaz, sem poupar nem mesmo seus familiares mais próximos. Mas, por pior que seja, Aemond é uma das principais peças no tabuleiro de House of the Dragon.

HOTD: Aemond toca o terror; Rhaenyra ganha reforço
Foto: Ollie Upton/HBO

Vendo o legado de Viserys se esfacelando, Alicent (Olivia Cooke) se coloca numa posição inesperada. Ao buscar pelo que restou de sua amizade com Rhaenyra, a antiga rainha pode encontrar sua redenção. No entanto, se tem algo que aprendemos, é que não devemos acreditar em lealdade no universo de GoT.

Por fim, o oitavo episódio pode não ter entregue toda a ação esperada, mas deixou tudo engatilhado para a seguinte.

E você? O que achou desta temporada de HOTD? Nos conte nos comentários!

E não deixe de conferir os episódios comentados.

Next Post

Borderlands estreia na quinta (8); veja o trailer final

A adaptação de Borderlands: O Destino do Universo Está em Jogo teve seu trailer final divulgado, destacando a ação e as cores que caracterizam o jogo original. O filme estreia nos cinemas brasileiros em 8 de agosto, e os ingressos já estão disponíveis para pré-venda. Baseado na popular série de […]
Borderlands estreia na quinta (8); veja o trailer final