IA generativa: curta reflete sobre impactos nos jovens

Boletim Nerd
A consultoria de tendências Box1824 lançou um curta-metragem documental intitulado Gen Gen: O Despertar da Geração Generativa
Pixabay

A consultoria de tendências Box1824 lançou um curta-metragem documental intitulado Gen Gen: O Despertar da Geração Generativa. Em parceria com a Stink Films, a obra convida à reflexão sobre o impacto da inteligência artificial generativa nas novas gerações e suas consequências futuras.

Dirigido pelos Youth e por Tino, o documentário traça um histórico das grandes revoluções da humanidade – a industrial e a digital – e como elas pavimentaram o caminho para a atual era Criativa, intimamente conectada à IA, generativa ou não. A narrativa explora a origem da Generative Generation (Gen Gen), um grupo que já nasce em um ambiente saturado por ferramentas baseadas em IA.

Produzido ao longo de 12 meses em oito países, o documentário contou com a colaboração de mais de 90 pessoas, entre pesquisadores, roteiristas, filmmakers, produtores, parceiros e personagens retratados. Uma das curiosidades é que, inicialmente, a ideia era utilizar IA para toda a produção. No entanto, a decisão final foi confiar na expertise humana para dar forma ao projeto.

“Foi assim que o projeto tomou forma. Procuramos a melhor maneira de contar a nossa história. Algo simples, empático e cadenciado – o oposto do que estava sendo criado com IA naquele momento. O documentário pareceu o formato ideal e a escolha de gente que não era especialista no assunto, mas que teria a sua vida transformada por essa revolução, foi outro ponto importante na construção da narrativa”, explica Tino.

“O caminho que escolhemos para começar a falar sobre a Generative Generation, com seus desafios e possíveis efeitos, foi o da arte, pois ela nos permite navegar neste futuro nos despindo de vieses. Seguiremos estudando, acompanhando o desenvolvimento dessa geração que certamente ainda vai nos ensinar muito”, revela Paula Englert, CEO da Box1824.

Desde o início, a equipe percebeu que o ritmo de evolução das ferramentas de criação de imagens usando IA era impossível de acompanhar. “Imagens impressionantes em uma semana já pareciam velhas na seguinte. A chance de fazer algo datado para produzir o curta era muito grande, por isso, decidimos não usar esses recursos. Essa decisão nos levou de volta à essência do projeto: as pessoas. O filme mostra o ponto de vista humano da IA e não o contrário”, concluem os Youth.

Com direção colaborativa de nove diretores de diferentes partes do mundo, incluindo Bryce Kraehenbuehl e Andre Donadio (Austrália), Toumani Sangaré (Senegal), Youth (Argentina), Anya Koshka Neon e Carmelo Varela (EUA), Emrah Celik (Alemanha), Yuca (México), Larissa Zaidan (Brasil) e Kohei Yonaha (Japão), o projeto oferece também um conteúdo complementar detalhado sobre as mudanças que impactaram os últimos séculos no site oficial.

Além disso, a Box1824 propôs aos escritores Márcia Kambeba, Rafael Souza-Ribeiro e Milly Lacombe o exercício de imaginar futuros possíveis para a Gen Gen. Seus contos de ficção especulativa estão disponíveis no site, proporcionando uma visão ainda mais rica e diversa sobre o futuro da geração generativa.

Assista ao documentário Gen Gen: O Despertar da Geração Generativa:

Next Post

HBO inicia produção de A Knight of the Seven Kingdoms

A produção da série de drama original da HBO, A Knight of the Seven Kingdoms, começou em Belfast (Irlanda do Norte). A série é uma adaptação de The Hedge Knight, de George R.R. Martin. Sinopse Ambientada um século antes dos eventos de Game of Thrones, a série acompanha as aventuras […]
HBO inicia produção de A Knight of the Seven Kingdoms