A máxima diz que tudo fica melhor com zumbis, e essa é a aposta da Sony Pictures com Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies, EUA/Reino Unido, 2016), que estreia nesta quinta-feira (25/02), no circuito nacional. Mesclando a obra de Jane Austen, clássico de 1813, à reinvenção homônima de Seth Grahame-Smith, lançada em 2009, o filme transita entre ação, romance, terror e até humor, sem desgarrar-se totalmente da história original.
Desta forma, na Inglaterra do século 19, as cinco irmãs da família Bennet, Elizabeth (Lily James, de Cinderela), Jane (Bella Heathcote, de O Preço do Amanhã), Lydia (Ellie Bamber, de The Falling), Mary (Millie Brady, de Lendas do Crime) e Kitty (Suki Waterhouse, de A Série Divergente: Insurgente), enfrentam a pressão da sociedade pelo matrimônio. Enquanto isso, as moças também lidam com os implacáveis mortos-vivos, que travam uma guerra contra a humanidade.
Igual ao livro de Austen, Elizabeth é a mais relutante em submeter-se ao casamento, porém, na aventura dirigida por Burr Steers (17 Outra Vez), a protagonista se apresenta como a maior guerreira entre as irmãs, treinada nas artes marciais chinesas. Considerada a mais bela das Bennet, Jane, por sua vez, tem personalidade tímida, mas recebe bem a proposta de compromisso feita pelo recém-chegado Mr. Bingley (Douglas Booth, de O Destino de Júpiter).
Além do amor e da intriga – orquestrada pelo sisudo Mr. Darcy (Sam Riley, de Na Estrada), indivíduo que desperta sentimentos conflitantes em Elizabeth –, Orgulho e Preconceito e Zumbis mostra o Reino Unido próximo de ser dominado por monstros implacáveis, liderados pelos quatro Cavaleiros do Apocalipse e seu misterioso aliado. Com isso, a trama diverte os fãs de zumbis e, ao mesmo tempo, introduz um clássico da literatura aos públicos jovens.
Tão fiel quanto é possível, o longa retrata com precisão os traços dos personagens principais, como acontece com Elizabeth, Darcy, Jane e com o pai das meninas, o Mr. Bennet (Charles Dance, o Tywin Lannister de Game of Thrones). Audaciosa, a produção demonstra atenção aos detalhes, pois, os figurinos e cenários têm características semelhantes às do título vencedor de quatro Oscar em 2006, e as maquiagens em nada devem para as famosas séries de zumbis.
No entanto, as histórias de romance e o apocalipse zumbi funcionam quase de maneira paralela, sem muito diálogo, problema superado pelas atuações competentes de Lily James e Sam Riley, e pela divertida participação de Matt Smith (Doctor Who), na pele do Pastor Collins.
Embora não carregue a mesma mensagem que a trama original transmitiu em 1813, Orgulho e Preconceito e Zumbis se faz atual por ter garotas que equilibram delicadeza, força e independência como heroínas.
Orgulho e Preconceito e Zumbis estreia nesta quinta-feira (25/02).