O Cálice dos Deuses traz Percy Jackson de volta às aventuras olimpianas. É verdade que Percy ganhará vida novamente nas telinhas, através da série que chega em dezembro no Disney+, mas Rick Riordan também reservou mais alguns livros ao semideus mais querido e azarado dos leitores.
Após tantas batalhas para salvar o Olimpo, a humanidade e o mundo todo, chegou a vez do filho de Poseidon lutar para entrar na faculdade. Sim, Percy Jackson precisará batalhar – literalmente – mais um pouco para obter cartas de recomendação necessárias para ingressar na Universidade Nova Roma.
Em meio ao período letivo escolar, precisando garantir a aprovação no ensino médio, lidar com dilemas e incertezas da vida, aqui no novo livro o semideus ainda enfrenta novos deuses em uma corrida contra o tempo. Se torna aliado de alguns outros já conhecidos dos livros anteriores e certamente conta com a ajuda de seus fiéis companheiros, Anabeth e Groover.
Review do novo Percy Jackson
O livro possui uma fluidez digna da maestria de Rick Riordan, com aquele toque de ansiedade por saber o que virá no próximo capítulo, fechando a “fórmula Riordan”, o que torna a leitura ainda mais rápida e atraente. O livro é curto, porém bem recheado de elementos que já estamos acostumados a ver em Percy Jackson. Uma coisa que me chamou a atenção: dessa vez não temos uma profecia a ser cumprida. Quem conhece os livros da série, sabe que as aventuras de Percy Jackson – e de outros heróis do autor – são traçadas por uma profecia inicial, mas em “O Cálice dos Deuses” não há essa assombração permeando as páginas nem criando enigmas no percurso.
O livro é bastante divertido e faz parte da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, voltando à sequência da primeira série de livros depois de 14 anos, já que os últimos lançados foram da série “Os Heróis do Olimpo”. A aventura cumpre bem o papel de matar a saudade de personagens tão queridos e aumentar a expectativa para a chegada da série em live-action.
Vale dizer que a narrativa não se fecha nesse volume e o escritor já anunciou o lançamento do próximo. Com previsão de chegar em 2024, o título do sétimo livro é “Percy Jackson e os Olimpianos: A Ira da Deusa Tríplice”.
A importância dos finais
Lições de vida, personagens maduros, importância familiar, superação e uma nostalgia aconchegante preenchem as páginas de “O Cálice dos Deuses” e conquistam o leitor, resgatando sentimentos únicos de um fandom.
“— Sabe, às vezes são as menores ondas que derrubam a gente. Os tsunamis… todo mundo sabe que são poderosos. Os maremotos são grandes e impressionantes. Mas as ondas menores? Elas têm muito poder. Provam do que o oceano é capaz, mesmo quando ninguém está prestando atenção […]. Hoje você criou uma onda pequena e mostrou do que o oceano é verdadeiramente capaz.”
Sinceramente, sou defensor dos finais, do encerramento das sagas e da conclusão das histórias. Embora o coração de fã aspire por aventuras inéditas de personagens amados e novos começos, eu não esperava – nem queria – mais livros do Percy Jackson. Certamente vou ler todos que forem lançados, mas acredito que perpetuar as sagas acaba tirando um pouco do valor delas.
Citando o próprio Rick Riordan, “A vida só é preciosa porque termina” (O Filho de Netuno), então espero que o próximo volume realmente encerre a história de Percy e seus companheiros. Não para deixarmos de amá-los, mas para que não percam a preciosidade.
Em comemoração, a Intrínseca também lançou novas capas para a série, com edições que acompanham os novos volumes e já estão disponíveis nas livrarias.